quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NOTA DE REPÚDIO À ESCALADA REPRESSIVA DA POLÍCIA NA ZONA LESTE

Nas últimas semanas tivemos acesso a notícias atrozes vindas da população da Zona Leste de São Paulo. A Polícia Militar ataca os moradores e moradoras do Jardim Elba e da Favela da Ilha num regime de terror. Invasões de casas, abordagens truculentas, toques de recolher, práticas de tortura com fios desencapados e baldes de água, estabelecimentos do comércio fechados, espancamentos.

Este cenário se deu após a morte de um policial na região. Em represália ao ocorrido, numa espécie de vingança, os policiais simplesmente disseram que a população deveria permanecer em “luto”, assim como a corporação policial.

Revoltados com a rotina de medo imposta pela força repressiva do Estado, a população se organizou em uma manifestação contra a violência da PM no dia 28 de Dezembro fechando a passagem que liga Santo André a São Paulo. A Polícia novamente usou de violência com bombas de gás e balas de borracha.

Apesar da organização da população, que tem uma tradição de lutas por outras demandas, uma vez que sofre pela falta de equipamentos urbanos, as práticas de intimidação continuaram nos primeiros dias do ano, com denúncias acerca de pessoas baleadas por homens não identificados em motos.

Essas notícias emergem ao mesmo tempo em que o apartheid brasileiro é desnudado pelos “rolezinhos” dos jovens de periferia de São Paulo. Os/As jovens negros/as impedidos/as de passear nos espaços elitizados que são os shoppings, a não ser como trabalhadores/as precarizados/as, são os mesmos que convivem com a repressão policial cotidiana, bem como com diversas privações na vida, entre elas a de espaços de lazer nas periferias.

A práticas de violência na zona Leste, os rolezinhos, a crise penitenciaria explodida recentemente no Maranhão, os índices que apontam limites ao crescimento econômico liberados pelo Dieese nos primeiros dias de Janeiro, são partes de um mesmo momento histórico que passamos, evidenciado desde 2008 no mundo, e desde Junho de 2013 no Brasil, com um novo período da luta de classes nacional que está em aberto.

A truculência policial na Zona Leste é resultado da história de um país construído na base da chibata. Por todos os lados a classe dominante, quando não consegue por outros meios, exerce sua dominação com truculência, organizando sua violência através da polícia, instituição calcada no racismo. Esta história não pode mais ser invisibilisada, e não faltarão esforços para trazê-la à tona. Nós da Juventude às Ruas expressamos aqui total repúdio às práticas violentas da polícia na Zona Leste!
Todo apoio à população do Jardim Elba e da Favela da Ilha!

Pelo fim das Polícias!

Foto publicada junto a artigo disponível em http://www.brasildefato.com.br/node/27075#.UtWUdhfaj_M.facebook


0 comentários:

Postar um comentário