quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estudantes são presos e torturados na USP! Nos mobilizemos para responder à altura!

Panfleto distribuído pela Chapa 1 da Letras USP para o comando de greve, composta pela Juventude às Ruas e independentes.

Na madrugada desta terça-feira, a mando de Alckmin e Rodas, 250 policiais da tropa de choque efetivaram a reintegração de posse do prédio da reitoria da USP. Além de reiterar a indisposição da reitoria e do governo para qualquer possibilidade de diálogo democrático, a ação da polícia prendeu dois estudantes da filosofia, Inauê e João Vitor, fora do prédio da reitoria, quando estes voltavam de uma festa e passavam ali perto. Os policiais não só inventaram um absurdo “flagrante”, acusando os estudantes de ocupar um prédio no qual sequer estavam, como espancaram os dois dentro do camburão e os torturaram psicologicamente, trazendo para dentro da universidade aquilo que é a prática cotidiana da polícia em cada periferia com o assassinato da população pobre e negra, como escancarou para todos o caso de Amarildo. Os estudantes, mesmo tais acusações completamente forjadas, chegaram a ser transferidos para o Centro de Detenção Provisória até que os advogados conseguissem sua libertação (relaxamento), pois a própria juíza reconheceu que não havia flagrante algum.
Nós, estudantes da USP e da Letras, não podemos ficar calados diante de tamanha repressão à nossa mobilização política. A assembleia geral de ontem, para dar uma resposta a isso, votou pela continuidade da greve por 299 contra 237 votos, e votou um calendário de mobilização para esta e a próxima semana. Nós da chapa 1 de delegados do comando de greve viemos convocar a todos os estudantes da Letras para retomarmos nossa luta, nos incorporando ao calendário geral e construindo a assembleia de nosso curso na próxima segunda-feira, na qual podermos retomar a greve no curso e dizer à reitoria que não aceitaremos passivamente as práticas ditatoriais de prisão e a tortura dos que se mobilizam por democracia na USP. Se não nos levantamos para lutar contra o opressor, estaremos sendo coniventes com suas práticas. Não podemos aceitar nenhuma repressão!

Quinta-feira (14/11): passagem nos cursos de manhã e ato às 17h com concentração no MASP e ida ao Tribunal de Justiça.
Segunda-feira (18/11): Assembleia da Letras – 12h e 18h.
Terça-feira (19/11): Reunião do comando geral de greve –18h.
Quinta-feira (21/11): Ato no centro da cidade e assembleia após seu término na Faculdade de Direito.

Chamamos também os estudantes para a reunião aberta da Chapa 1 para conformação de chapa para o CAELL: Terça-feira, 19/11, 12h, em frente à Letras. Para construir uma alternativa de direção que possa responder à apatia das atuais direções do movimento!

0 comentários:

Postar um comentário