domingo, 6 de outubro de 2013

Somos Todos Herman Wallace!


Os "Três de Angola" 
Morre dia 04 desse mês Herman Wallace, ex-militante do Partido Black Panthers. Após 3 dias depois de sua libertação perde a batalha contra seu câncer no fígado. Wallace deixou anos da sua vida num local conhecido pelo seu racismo e que foi construído em cima de uma antiga plantação onde seus irmãos trazidos da África trabalharam como escravos.
                Herman foi detido por roubo e na “Penitenciaria de Angola” (Louisiana) foi condenado à prisão perpétua por homicídio, ele e mais um preso foram condenados pela morte de um guarda em abril de 1972, esse crime nunca foi provado. Foi colocado em isolamento, em Angola e depois em Saint Gabriel. Mais de 81 mil presos são mantidos em confinamento solitário ainda nos EUA, alguns cometem suicídio ou se autoflagelam.
                Conhecido com um dos “três de Angola”, nome dado a ele e mais dois companheiros que foram presos, todos dos Black Phanters. Wallace foi o segundo de seus companheiros a ser solto, Robert King foi libertado depois de 29 anos de prisão e Albert Woodfox continua detido.
                Essas prisões fizeram parte do processo de repressão brutal que o governo norte americano teve que usar para tentar acabar com os Black Phanters, um partido negro revolucionário que ensinou para os negros do mundo inteiro que era preciso agir em auto defesa, se organizar para garantir seus direitos e que diziam em alto e bom som que era preciso acabar com esse sistema que oprime e explora.
                Não é a toa que ex-militates desse partido ficaram presos por tanto tempo, se os Black Panthers deram o exemplo de resistência para negros do mundo inteiro o governo norte americano tinha que mostrar para os que se inspiraram nesses lutadores qual seria o futuro de qualquer outro grupo que tentasse seguir os mesmos passos.
                Quando um setor, como os negros nos EUA se levanta contra a exploração de forme revolucionária é um enorme perigo para a burguesia, como mostra o exemplo dos Panteras Negras, Malcon X, CRL James entre outros. Estes perceberam que quem mantem o racismo é a burguesia, que para garantir seus lucros precisa dividir os trabalhadores, entre brancos e pretos, mulheres e homens e etc. É preciso se colocar contra o capitalismo com todas as armas que temos, assim como fizeram esses lutadores.
Herman Wallace e Albert Woodfox
                A luta contra o racismo é de todos os trabalhadores e da juventude, e só aliados à classe trabalhadora podemos avançar nessa luta atacando com um só punho a classe que mantem essa opressão para garantir seus privilégios. É preciso tomar o exemplo da aliança entre negros e a classe trabalhadora em nossa história, como os padeiros no Rio de Janeiro que organizavam greves e falsificavam alforrias para garantir a folga de escravos, como o D.R.U.M nos EUA que fizeram greves radicais na fábrica Doge em Detroid enfrentando a burocracia sindical polonesa e exigindo iguais direitos para trabalhadores brancos e negro, etc.
                Herman Wallace vive em nós, vive em cada jovem negro que luta todo dia pela sua vida, nas mulheres negras que são obrigadas a se submeter à trabalhos precarizados sendo tratadas ainda como escravas e em cada criança negra que consegue vencer a fome. Continuaremos lutando para acabar com o racismo e com essa sociedade doentia que mata e encarceram milhões de negros para garantir boa vida a poucos.

SOMOS TODOS HERMAN WALLACE!
LIBERDADE IMEDIATA AO ALBERT WOODFOX!
UNIDADE DOS NEGROS E DA CLASSE TRABALHADORA CONTA O RACISMO!

0 comentários:

Postar um comentário