sábado, 12 de outubro de 2013

Nota de apoio à ocupação e greve da EACH, abaixo a reintegração de posse!!!

Ontem, uma vez expedida em caráter de urgência a reintegração de posse do prédio da diretoria da EACH, nós, da Juventude às Ruas, viemos nos solidarizar com os companheiros em luta, ocupados há 9 dias e há 31 dias em greve.

Frente a ameaça de imediata reintegração com uso de força policial, da qual os eachianos tomaram conhecimento pela grande mídia, e diante da intransigência da diretoria da unidade que seguia até então se negando ao diálogo, os estudantes deliberaram em plenária, por ampla maioria, permanecerem no prédio até que a polícia estivesse às portas, confiantes no apoio massivo do conjunto das universidades estaduais paulistas a seu movimento, em particular a greve de dezenas de cursos da USP em franca expansão e da Unicamp (em luta contra a PM no campus), na nova disposição de luta do movimento estudantil, que muito aprendeu com junho e começa a se colocar.

Colocamo-nos juntos aos companheiros, compartilhando de sua disposição à luta! Os estudantes seguem firmes e dispostos a manter sua ocupação, enquanto o diretor Edson Leite não negociar as pautas políticas do movimento, buscando arrancar dele vitórias com relação a suas pautas: a retirada da terra contaminada e descontaminação do solo do campus e democratização da estrutura de poder da unidade, as quais seguem sendo pautas unificadas dos professores, trabalhadores e estudantes, que exigem também nenhuma punição, prisão, sindicância ou processo

Hoje, no início da tarde, ocorreu uma reunião entre representantes dos estudantes e a direção da EACH. Leite fora bastante pressionado pela decisão estudantil da noite do dia 10/10, e também pelo apoio democrático de trabalhadores e professores, agora em vigília para defesa dos estudantes da ocupação. Porém a suposta negociação de hoje se demostrou uma farsa por parte da direção que, para além de não se comprometer em acatar qualquer uma das pautas dos estudantes, e em resposta à exigência mínima de não haver qualquer punição aos lutadores, orientou-os a se retirarem imediatamente da ocupação a fim de evitar represálias e punições.

Mais uma vez, vemos que não são os estudantes mobilizados, mas os truculentos governos e burocracias universitárias, fazendo uso de seu aparato repressor, a PM, os verdadeiros responsáveis pelos episódios de violência e repressão, como os que ainda trazemos na memória e em nosso saldo de processados políticos da luta de 2011. Esses mesmos governos e polícia que reprimem a trabalhadores da educação no RJ, assassinam amarildos nos morros e favelas, e aprisionam jovens respaldados em leis da ditadura militar, como a LEI de Segurança Nacional.

Exigimos que a direção acate os termos impostos pela mobilização dos três setores! Nenhuma reintegração passará! Chamamos a todos os estudantes mobilizados das universidades estaduais paulistas, professores, trabalhadores, intelectuais e movimentos sociais a se solidarizarem àqueles que lutam por um outro projeto de universidade! Todo apoio à resistência, ocupação e greve dos estudantes, professores e trabalhadores da EACH!

0 comentários:

Postar um comentário