segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Greve na UFPB Campus IV Rio Tinto/Mamanguape




                                                                   

 
 Comando Geral dos Estudantes
Campus IV – UFPB
Rio Tinto/Mamanguape – PB


COMUNICADO

O campus IV da UFPB, fruto do projeto REUNI, fundado em 2006, vem sofrendo em seu processo histórico grandes problemas estruturais, que partem desde a falta de sala de aulas à ausência de restaurantes e residências universitárias. O mesmo divide-se em duas unidades, respectivamente, nas cidades de Rio Tinto - PB e Mamanguape – PB.
Comunicamos que desde dia 09/07/2013 foi deflagrada greve estudantil, em que os estudantes ocuparam a direção de centro persistindo até os dias atuais. Os motivos reais desta deflagração são problemas estruturais, como Residência Universitária e Restaurante universitário inativo, biblioteca, laboratórios e salas sucateadas, falta de lanchonetes e Xerox dentro do campus. As reivindicações começaram no mês de fevereiro, em que tentamos entrar em acordos com o reitorado, porém, prazos foram estabelecidos e não cumpridos. Outro problema em nosso campus são os funcionários terceirizados que passaram um período de seis meses sem receber seus salários, que até o presente momento não foram ressarcidos. Percebemos então, a falta de compromisso de uma instituição pública de ensino com a classe trabalhadora e toda a sua comunidade acadêmica. Com isso, a greve estudantil veio como uma necessidade e não alternativa. 

De sua deflagração aos dias atuais se teve novas negociações, entretanto, continuamos a escutar um discurso paternal e conformista no intuito de acabar o momento de luta, em vez de resolver as reais problemáticas do campus. Pedimos as entidades de luta, comunidades, instituições e movimentos sociais o apoio ao nosso movimento, como forma de fortalecer a luta e estreitar os laços do movimento estudantil no Brasil. Pois diariamente estamos sendo retaliados pelas as instâncias burocráticas da UFPB e alguns setores reacionários de nosso campus. Portanto, pedimos o apoio e divulgação de nossa situação, na qual atual conjuntura se ver a necessidade de expandir a nossa luta estudantil.
Nossas pautas são as seguintes:

1. Funcionamento dos R.U’S (residência e restaurante) imediato;
2. Funcionamento da Xerox e Lanchonete dentro do Campus;
3. Pagamento dos Terceirizados Atrasados;
4. Reajuste dos Auxílios;
5. Técnico para laboratórios;
6. Estruturar as salas de aula e biblioteca, por sua insuficiência bibliográfica;
7. E criação da Unidade Gestora.

______________________________________________________________________________________


A Juventude Às Ruas apoia a greve do Campus IV da UFPB!

É POR TUDO!

0 comentários:

Postar um comentário