segunda-feira, 17 de junho de 2013

Repressão no ato na Copa das Confederações!Liberdade aos presos políticos dos governos Dilma, Cabral e Paes! Em defesa da liberdade de manifestação e contra a repressão e censura no Rio de Janeiro!


Na tarde deste domingo, dia 16/06, cerca de 2 mil pessoas foram mais uma vez duramente reprimidas no entorno do Maracanã quando se concentravam para a realização de uma manifestação contra o aumento do custo de vida na cidade e contra a a precarização da vida, que aumenta a cada dia frente aos grandes eventos. Com um enorme aparato repressivo - eram cerca de 10 mil em torno do estádio, de policiais do Batalhão de Choque, da Guarda Municipal, 3 helicópteros da PM, e o apoio de um contingente desconhecido da Força Nacional, (pois o governo federal não informou o contingente que cedeu ao estado do Rio) não vacilaram em reprimir brutalmente a manifestação que tinha como objetivo chamar a atenção para todo o dinheiro gasto pelos governos para sediar eventos internacionais em detrimento do investimento na saúde, na educação, que pesam ainda mais com o aumento do custo de vida, dos transportes, da alimentação, dos aluguéis, etc. reprimiram ofensivamente os manifestantes com bombas de gás e tiros de balas de borracha, encurralaram manifestantes e transeuntes nas estações de metro próximas ao estádio, além de terem mantido presos manifestantes dentro do parque da Quinta da Boa Vista. 
Como se não bastasse, a FIFA censurou as rádios que noticiavam sobre a repressão ao ato, fazendo sumir qualquer notícia sobre a manifestação e colocando no ar a narração do jogo! Não podemos aceitar a censura e a brutal repressão dos governos e da polícia! Ainda não sabemos o número exato dos presos de hoje, mas precisamos cercar de solidariedade os companheiros presos e exigir sua liberdade imediata! É necessário nos unir e nos levantar em total apoio à esses companheiros, exigindo a liberdade de todos os presos políticos em SP, RJ, Goiás e em todos os lugares onde tenham sido presos manifestantes e além disso, lutar pela retirada imediata de todos os processos policiais.

É necessário fortalecermos nosso movimento, construindo desde as bases um comitê a partir de delegados eleitos nas escolas e universidades, assembléias gerais e paralisação das aulas nos dias dos atos! Nossa pauta também deve expressar a luta dos trabalhadores do transporte, e temos que lutar pelo fim da precarização nesses trabalhos, fim da dupla função e pela estatização do transporte público, sob controle dos trabalhadores e usuários!

Defendamos nosso direito à manifestação política e pela libertação de todos presos por lutar! E sejamos milhares nas ruas lutando contra a precarização da vida!



0 comentários:

Postar um comentário