domingo, 9 de junho de 2013

Juventude às Ruas no II Congresso da ANEL! Saudamos todos os valorosos lutadores que conhecemos, e queremos avançar para construir uma ANEL que esteja a altura das tarefas do movimento estudantil!

Após quatro dias de congresso da ANEL, saímos certos de que com a política correta o movimento estudantil e a juventude pode ser, mais uma vez, sujeito histórico e aliado estratégico dos trabalhadores e dos setores oprimidos.
Fomos para o congresso com o claro intuito de fazer com que nossa ideias se ligassem aos mais amplos setores do pais, para construir a ANEL nas lutas, ou seja, para que o congresso servisse para articular os processos de lutas que estão ocorrendo nacionalmente e tirar um claro plano de lutas que colocasse o projeto de educação elitista, precário e repressivo dos governos em xeque, contra o petismo que há 10 anos tenta aparecer com uma cara de esquerda, mas que sabemos bem que sua verdadeira face é do lucro aos monopólios, é do maior monopólio da educação do mundo (Kroton e Anhanguera), é da repressão aos indigenas e do genocidio da população negra, com uma clara política independente dos governos e reitorias e de embate direto através de greves, atos, paralizações, para assim disputarmos a base da UNE, e trazermos todos os estudantes, jovens, trabalhadores para a cena da política nacional, por um projeto de educação a serviço dos trabalhadores e da população pobre e oprimida. Internacionalistas, temos que ser também, a Juventude que nasceu sem medo, tal como a chilena que luta a 2 anos por educação de qualidade, publica e gratuita.
Agradecemos a todas as delegações e estudantes que atenderam ao nosso chamado, participaram conosco de discussões, intervieram conjuntamente, agitaram, cantaram, gritaram. Para além, saudamos a todxs xs lutadores que não se calam frente a opressão, das milhares de mulheres que morrem por abortos clandestinos. Queremos lutar conjuntamente por aborto legal, seguro, gratuito e garantido pelo Estado; contra a violência aos LGTTBIs, contra a precarização e terceirização do trabalho que violenta e oprime milhares de mulheres, que condena a juventude pobre e negra aos acidentes de trabalho e aos salários de fome. Estamos todos com os operários de Jirau e Belo Monte lutando contra a repressão e a precarização da vida! Pela incorporação de todos os terceirizados a planta efetiva de trabalhadores! Igual trabalho, Igual salário!
            Cantamos juntamente “Fora PM das favelas e Dilma do Haiti”, contra o massacre da policia mais assassina do mundo, que persegue o movimento operário, estudantil e a juventude negra, não só no Brasil, mas também no Haiti, onde é treinada estuprando mulheres em troca de comida. Por isso, nenhum apoio as forças militares nem melhores salários que na verdade quer dizer melhores condições para reprimir.
            Como ponto culminante, poder debater com setores do Brasil inteiro, onde mais de 10 estados compareceram a reunião aberta da Juventude às Ruas, como os estudantes de Goiás que estão em luta com 14 campus em greve (!), ao mesmo tempo que também as UNESPs com vários campus em greve, colocando como é concreta a possibilidade de nacionalizarmos a luta contra a precarização da educação do governo, e pela radicalização do acesso com permanência estudantil para todos que precisem, nos apoiando na pauta da greve da UEG e das UNESPs: luta pelas cotas proporcionais como paço para conquista do fim do vestibular! Pela democratização da estrutura de poder: assembleia estatuinte já! Contra a repressão e fim dos processos! E estatização das Universidades privadas! Todo apoio as reivindicações de trabalhadores e docentes das estaduais paulistas! E por permanência estudantil, contra a precarização e com investimento imediato em infraestrutura e contratação! Todo apoio as reivindicações dos trabalhadores e professores em greve! Pela equiparação salarial entre efetivos e não efetivos!
           Em breve soltaremos nosso balanço público sobre o Congresso, e convidamos a todos os companheiros para que opinem, mandem suas visões, para que juntos possamos pensar quais são as tarefas da ANEL frente aos desafios movimento estudantil hoje. É com essas ideias base - que queremos chamar todos os estudantes que estavam na ANEL e/ou que querem reorganizar o movimento estudantil para lutar, a discutir, mandar opiniões, contribuições, saudações. Atuamos como uma ala dentro da ANEL para construir uma entidade militante, pró operaria, democrática, internacionalista, contra toda forma de opressão e contra o governo nacional do PT e o projeto de educação da burguesia, e assim fazermos na ANEL um instrumento que consiga dar resposta a todos os anseios dos jovens e trabalhadores.

1 comentários:

O congresso foi uma demonstração que as idéias da Juventude tem ampla adesão. Além de ter mostrado que em seu cerne a abertura pro diálogo e o debate de idéias continuam sendo uma opção real de oposição, até mesmo dá oposição! Parabéns Juventude, Parabéns 2º Congresso da Anel

Postar um comentário