quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Juventude às Ruas na luta contra o aumento da passagem em Mauá. Por Passe Livre para todos! Estatização dos transportes sobre controle dos trabalhadores!



Cadê o busão?? Tá muito caro. Se tudo aumenta
então aumenta o meu salário!



Como de costumo de inicio de ano, mais um ataque aos trabalhadores e a juventude de Mauá e no Brasil, mais um aumento da passagem, isso soma-se a outros ataques estruturais como: terceirização, as precárias condições de moradias, os trabalhadores que continua sem acesso a saúde e a juventude que não tem acesso as universidades, e a repressão policial estrutural do Brasil que chegou a um cenário caótico e aterrorizador no fim do ano passado, com as milhares de mortes de negros com a desculpa da guerra entre PCC e PM. Esse aumento da passagem é descaradamente a serviço de mais lucro das empresas, onde para a vida de um trabalhador, que necessita desse transporte para chegar aos postos de trabalho, as escolas, as universidades e para lazer, ter que pagar faz com que tenham que abrir mão de suas necessidades.

Infelizmente, a resposta que tem se dado nos últimos anos para esse aumento é uma estratégia de pressionar o governo e as empresas capitalistas a negociarem e retroceder ao aumento da passagem. É
necessário colocar as necessidades da classe trabalhadora a frente, levantar a bandeira da estatização dos transportes públicos sem indenização. Para contrapor essa estratégia da miséria do possível  olhemos para o Chile, onde em 2011 e no ano passado, a juventude em apoio aos trabalhadores levantou uma forte luta por universidade publicas, gratuitas e de qualidade e contra a herança do ditador Augusto Pinochet.

O que essa experiencia internacional demonstra de mais avançado é o exemplo de auto-organização da juventude secundarista, que conseguiram colocar escolas sob controle dos alun@s, professores(a), e alguns pais. Isso reafirma os antigos pensamentos comunistas que com a crise capitalista e os novos levantes tomam cada vez mais atualidade, pois a burguesia quer sobre o suor do nosso trabalho garantir suas regalias, por isso cobram autos custos no transporte (com empresas mafiosas) que é ultra precário, com um motorista que é motorista/cobrador, mas recebe um salário de fome para garantir duas funções.

É preciso coordenar as lutas contra o aumento da passem a nível nacional e criar uma aliança com os trabalhadores do transporte público para juntos não só barrarmos mais um aumento, mas nos apropriarmos do transporte público e lutar pelo fim do trabalho precário e dos lucros das empresas.

Para garantirmos os interesses da classe trabalhadora e da juventude é preciso lutarmos pela estatização dos transportes publico sem indenização e sob o controle dos trabalhadores e dos usuários – que são os que realmente fazem uso do serviço e podem refletir suas necessidades e melhorias.

-Passe Livre JÁ, para estudante e desempregados!

- Pelo fim da função motorista/cobrador, por um salário minimo com base no DIEESE!

-Formar um comitê aberto às entidades estudantis, sindicatos, movimentos populares, associações de bairro e organizações de esquerda, para democraticamente levar a frente esta jornada e derrubar o aumento!

-Estatização das empresas privadas do transporte público, sob controle dos trabalhadores e usuários! Passe Livre para todos!

JUVENTUDE ÀS RUAS!

http://www.youtube.com/watch?v=TI7CmSN_Dqg&feature=youtu.be

0 comentários:

Postar um comentário