quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FSA - AVANÇA UM PROJETO DE REITORIA! O QUE OS ESTUDANTES PRECISAM SABER?



Durante o ano passado e todo 2012 muito se ouviu falar sobre repressão nas universidades. Desde novembro do ano passado com a prisão de 73 alunos e trabalhadores que ocupavam a reitoria da USP, contra o acordo estabelecido entre a reitoria Rodas e a PM. Assim como as prisões e expulsões na UNIFESP e também a repressão recorrente no campus da UNESP. Sem falar na greve das federais em que professores junto ao movimento estudantil lutaram contra um projeto de universidade pública implantada pelo governo federal baseado na precarização, ausência de moradias, bandejões, convênios com instituições privadas, salas de aula superlotadas e sem professores, ou seja: um projeto de universidade cada vez mais privatista e precária.

Para aqueles que não sabem a Fundação Santo André quando foi fundada tinha um caráter público e não cobrava mensalidades. Com o passar dos anos, as mensalidades simbólicas que surgiram pela falta de financiamento publico tornaram-se grandes mensalidades aumentando ano a ano, expulsando os trabalhadores e a juventude pobre. Os estudantes que desde 2010 se levantavam contra esse projeto e por uma educação pública, gratuita e de qualidade tem sido reprimidos e caluniados pela reitoria, o que tem dividido bastante os estudantes, que não conseguem acessar um canal confiável que lhes conte: pelo o que de fato lutam, fazem barulho, brigam, e são reprimidos estes estudantes que participam do movimento estudantil?

Por que existe um D.A e por que a REITORIA o quis fechado?

Historicamente os estudantes criaram seus mecanismos de auto-organização, entidades que foram construídas pelos estudantes como C.A´s, D.A´s, DCE´s e Grêmios estudantis; na época da ditadura os militares entravam nos espaços dos D.A´s e os trancavam para manter em desuso, pois os estudantes questionavam naquele momento um regime ditatorial e que os impedia de se manifestar, assim o fez a reitoria da FSA, fechando nosso espaço que assim como os outros foi construído historicamente.

Não ter este espaço de organização estudantil é muito perigoso, pois assim a reitoria tem passe-livre para desferir seus ataques, e os estudantes não tem onde discutir, protestar, se organizar, pois o D.A da FAFIL também é um espaço politico, cultural e recreativo. Cursos como Letras e Química estão com os equipamentos do laboratório sem se renovar a anos, em Biologia o biotério não tem verba da reitoria, são praticamente os estudantes e funcionários que o mantem, Geografia está trocando os professores doutores por professores novos e menos titulados com salários menores, Ciências Sociais não tem laboratório, fora outros cursos que também tem problemas graves. A infraestrutura do prédio é precária, banheiros e bebedouros quebrados, não tem energia elétrica nas tomadas para usar os notebooks, poucas mesas para estudar fora das salas, a estrutura do prédio não corresponde as altas mensalidades que pagamos, que aumentou 18% no ano passado. E nesse contexto a reitoria segue perseguindo aos estudantes inadimplentes, com negociações cada vez mais difíceis de serem cumpridas, fazendo com que boa parte dos estudantes trabalhadores não se matricule no próximo ano.

CATRACAS E ESTACIONAMENTO PRIVATIZADO.

As últimas mudanças chegam agora a atingir todos os estudantes. As catracas vêm junto com um discurso da reitoria de segurança, que pode facilmente ser desmentido se verificarmos como o ponto de ônibus ficará ainda mais inseguro com essa medida, ao mesmo tempo em que sabemos que estas catracas na verdade servem para a reitoria impedir que os alunos inadimplentes entrem no campus, além de impedir também que os trabalhadores e seus filhos que moram nas comunidades do entorno da FSA utilizem o espaço da universidade.

Nesse sentido queremos esclarecer nossas ideias e sensibilizar o conjunto dos estudantes a organizarem reuniões de curso abertas discutindo não apenas as propostas que apresentamos, mas também suas necessidades específicas, ligando-as com os problemas mais gerais da universidade.

Cada órgão e espaço dos estudantes, DEFENDE e DEPENDE unicamente dos estudantes e não da reitoria! Por isso chamamos a todos os estudantes, a gestão do D.A. “ A FSA que queremos”, Espaço Socialista e PSTU a impulsionar uma campanha em frente única, para:

- Reconstruirmos os espaços estudantis e lutar pela melhoria de nossos cursos e universidade!

- Pela retomada do espaço do D.A (Espaço Legitimo dos estudantes!)

- Contra a perseguição da reitoria aos lutadores! Pelo fim das sindicâncias!

- Pela rematrícula de todos os inadimplentes! Anistia da divida dos estudantes/trabalhadores que entregam grande parte de seus salários para pagar as altas mensalidades da FSA!

-Pela redução de no mínimo 50% das mensalidades!- Por uma educação pública, gratuita e de qualidade a serviço dos trabalhadores!

0 comentários:

Postar um comentário