quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A Juventude Às Ruas de Campinas se prepara para o encontro do dia 29 ao lado dos trabalhadores em luta!

A Juventude Às Ruas de Campinas tem orgulho em comunicar que, nesta quarta-feira, dia 26, iniciamos a nossa preparação para o encontro do dia 29 concretizando um dos eixos centrais de nosso grupo, assim como do próprio encontro, a aliança operário-estudantil. Mobilizamos nossas forças para prestar solidariedade aos trabalhadores ecetistas, bancários, metalúrgicos e petroleiros em um ato unificado das categorias em luta, seguido por uma reunião de preparação que contou com a presença de dois trabalhadores dos correios para debater conosco a atual situação da greve em Campinas.



O ato contou com trabalhadores das quatro categorias, somando em torno de 200 pessoas. Uma vez cientes do ato, conseguimos mobilizar estudantes da Unicamp para participar conosco, no intuito de cercar de solidariedade estes trabalhadores, levando faixas, panfletos e nossa própria voz.
Estes trabalhadores vivem hoje uma greve em um cenário muito difícil, lutando não só pelo aumento salarial, mas também pela defesa de seus direitos, que hoje é ameaçado pelo governo Dilma, e contra a dura intransigência dos patrões. O período de eleições apenas complica a situação, fazendo com que as centrais sindicais governistas façam de tudo para acabar com a greve o mais rápido possível, mas entrando em contradição com o poder desses setores chave da classe trabalhadora, que, mesmo tendo suas greves dirigida pelos órgão de intervenção do Estado no movimento operário - a burocracia sindical, principalmente da CUT - obrigam as empresas a responderem imediatamente e, com isso, revelar aos trabalhadores seu papel como centro nevrálgico da economia.  No caso dos trabalhadores dos correios, a situação ainda se agrava com a repressão à greve do ano passado, quando tiveram seus pontos cortados, dificultando a mobilização deste ano. Ainda assim estes trabalhadores corajosamente deflagraram sua greve, dispostos a se enfrentar contra a linha dura do governo e as represálias da patronal.

Após o ato fizemos nossa reunião de preparação com os trabalhadores dos correios, que deram o informe de sua mobilização e nos ajudaram a pensar os desafios do conflito e como cercá-los de solidariedade desde a juventude. Debatemos também a importância desta aliança, entre trabalhadores e estudantes, em meio a crise capitalista que cobre o mundo, fazendo ferver os países europeus, e que vem se consolidando no Brasil, com um claro giro à direita do governo Dilma, seguindo as orientações dos grandes países imperialistas, quando a jurisdição começa a debater a reforma do conjunto de leis trabalhistas, que devem "oscilar de acordo com a situação econômica" dos patrões. Inspirados pela exemplar luta da juventude internacional, como a chilena, que da dura batalha pela educação gratuita para todos atinge o combate contra os pilares do regime neoliberal chileno, temos consciência da necessidade de discutir os fundamentos estratégicos de construção de uma Juventude genuinamente preparada para encarar o horizonte de uma situação nacional, e internacional, que tem seu equilíbrio instável em processo de quebra histórica. Dispomos nossas ideias, nossos corpos e espíritos a estar ao lado da classe operária, a única capaz de subverter nossa sociedade mesmo nas lutas por questões democráticas mais elementares que nos tocam a todos, lutando contra o capitalismo, rumo a um futuro sem exploração e opressão!

Agradecemos profundamente a presença dos companheiros ecetistas em nossa reunião, ajudando a nos preparar para as duras batalhas que virão! Viva a luta dos trabalhadores ecetista, bancários, petroleiros e metalúrgicos!  Total solidariedade e unificação dos setores em luta! Viva a aliança operário-estudantil!
Juventude Às Ruas
26/09/2012

0 comentários:

Postar um comentário