sábado, 16 de junho de 2012

LIBERDADE IMEDIATA AOS ESTUDANTES DA UNIFESP

Nota da LER-QI E DA JUVENTUDE ÀS RUAS

Ontem num ato de mais de 200 estudantes da Unifesp contra repressão e precarização da educação nas universidades federais, a polícia reprimiu, feriu manifestantes e prendeu 25 estudantes, que seguem presos até o momento na Polícia Federal na Lapa em São Paulo, sob a ameaça de ficarem detidos até segunda feira. Na semana passada, a Polícia Militar desalojou violentamente a ocupação do prédio da Unifesp Guarulhos e prendeu 46 estudantes. A Reitoria e a Polícia Federal ameaçam imputar contra os ativistas do movimento os crimes de dano ao patrimônio público, constrangimento ilegal e até mesmo formação de quadrilha, ameaçando prendê-los no Centro de Detenção de Pinheiros.


Essa brutal repressão na UNIFESP deixa o saldo de 57 estudantes presos, num processo de mobilização nacional com 52 universidades federais em greve de docentes e servidores e 21 universidades com greve estudantil, no qual os estudantes da Unifesp foram linha de frente entrando em greve desde março e ocupando a universidade em maio, denunciando ao país todo a precarização e privatização das universidades federais no saldo de 5 anos de REUNI.

No estado de São Paulo é pratica recorrente das Reitorias utilizar a repressão e criminalização dos lutadores para aplicar seus ataques de precarização e privatização das universidades. Mais uma vez o governo Alckmin coloca a polícia para reprimir manifestações, o mesmo que comandou o massacre do Pinheirinho em São José dos Campos, expulsou à balas centenas de moradores de rua da Cracolândia, que prendeu 73 lutadores na ocupação da Reitoria da USP no ano passado, que seguem junto a dezenas de trabalhadores e estudantes perseguidos, processados e ameaçados de expulsão e demissão. Essa polícia é a mesma que assassina a juventude pobre e negra do país, militarizando os morros e favelas e reprimindo greves de trabalhadores com o aval do governo Dilma.

Nós da LER-QI, junto à Juventude Às Ruas, repudiamos a repressão da PM de Ackmin e da PF de Dilma aos lutadores da Unifesp, que deixa claro como PT e PSDB representam duas propostas de gestão do mesmo projeto de ataque aos trabalhadores e à juventude como preparação para os impactos mais duros da crise internacional no Brasil. Nos solidarizamos com a luta nacional pela educação, contra a precarização do Reuni de Dilma e Lula, e exigimos a liberdade imediata de todos os presos! Não permitiremos que comecem a calar o processo de luta nacional em defesa da educação!

LIBERDADE IMEDIATA AOS PRESOS POLÍTICOS DA UNIFESP! 
FORA A POLÍCIA MILITAR DA UNIFESP! 
BASTA DE CRIMINALIZAR E PERSEGUIR O MOVIMENTO ESTUDANTIL! 
FORA PM DAS UNIVERSIDADES, MORROS E FAVELAS! UNIFICAÇÃO DAS LUTAS CONTRA A REPRESSÃO! 
REVOGAÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS CONTRA ESTUDANTES E TRABALHADORES! TODO APOIO A GREVE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

0 comentários:

Postar um comentário