quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ESTUDANTES FAZEM ATO EM FRANCA CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM



Em Franca comono mundo, a juventude volta a se rebelar!


           
            No Egito, a juventude que atende por "soldados daPraça Tahrir" toma novamente as praças para expulsar os militares queseguem atacando as condições de vida do povo, no Chile a juventude "semmedo" continua nas ruas exigindo o fim do ensino privado e a universidadepublica para todos, no inicio do ano, nas capitais do Brasil, a juventuderoubou a cena das 1as paginas dos jornais na "revolta dobuzú/2011" contra o aumento das passagens. E agora, em Franca, a juventude desperta para protestar contra os abusivos valores da empresa São José e sua política, em parceria com o prefeito Sidney Rocha (PSDB), de precarização da vida dosjovens e dos trabalhadores.

                A nossa geração aprendeu que os patrões, os politicos e a midia estão JUNTOS! e que deles nãopodemos esperar nada alem de mais ataques e mentiras, e que por isso, cabe anós, jovens, tomarmos as ruas enquanto trabalhadores e estudantes - principaisinteressados e mais afetados com as politicas de sucateamento e privatizaçãodos transportes implementado pelos empresários, patrões e o govenro - paragarantirmos um transportecoletivo que seja publico, gratuito e estatizado sob controle dos usuários edos trabalhadores.

                Essa não é uma luta facil e por isso precisamos ter,desde já, politicas que ampliem omovimento para que chegue principalmente aos trabalhadores e ao setor maisprecarizado da juventude que são os quemais sofrem com os altos preços e a má qualidade do transporte coletivo.Transporte esse que é fundamental para que as pessoas possam se locomoveraté o trabalho, aos hospitais e postos de saúde, as escolas e universidades,aos centros de cultura e lazer e para ter acesso a outros locais e serviçosnecessários para a mínima reprodução da vida. Precisamos desde já conformarcomitês de base em cada local de trabalho e estudo que se articulem em umComitê de Mobilização, para que possamos assim ter tambem uma organizaçãoindependente que faça com que a população e os trabalhadores sejam os própriossujeitos políticos dessa importante luta.

                A luta em defesa de umtransporte publico, gratuito e garantido pelo Estado sob controle dos usuáriose trabalhadores é parte da luta contra a precarização da vida como um todo: aspéssimas condições do sistema de saúde; o caos do atual sistema de educação e onão acesso da maioria da população ao ensino superior público; a falta depolíticas de obras públicas que garantam moradia adequada e que apresentem umasolução para as tragédias causadas pelas constantes enchentes edesmoronamentos, ao mesmo tempo em que garantam empregos efetivos à população;a alta sistemática do preço dos alimentos e dos bens de consumo em geral; osirrisórios reajustes salariais dados aos trabalhadores enquanto osparlamentares aumentam seus próprios salários em mais de 60%; a permanenterepressão policial ao povo negro e aos moradores das periferias. Somentea aliança entre estudantes, trabalhadores e as parcelas mais precarizadas dapopulação em luta por melhores condições de vida pode fazer frente à ganânciapor lucros dos grandes monopólios do transporte, como a empresa São José.

                Nessaluta, os patrões da São José e o governo Sidney Rocha utilizarão de todos osmeios possiveis para calar a juventude, passando desde a mídia para caluniar e criminalizar até apolicia militar para reprimir - como quase se deu no ultimo ato. É essa a forma deresposta que os governos e patrões sabem dar aos que lutam pela grantia dos direitos mais básicos da população, como o da livremobilidade! É com essa politica que agem contra o MST e estão agindo contra osestudantes da USP que estão em greve há 3 semanas questionando o papel repressor que a policia militar cumpre tanto nasuniversidades quanto nas periferias e sobre a juventude e os trabalhadores e tendo que se enfrentar com as mentiras da mídia quetenta a todo o custo falsificar o verdadeiro motivo da luta dos estudantes.

                É para lutar contra essa repressão desde já que setorna uma tarefa fundamental para todos os movimentos que se enfrentam com aspoliticas dos governos e patrões de precarização da vida, a luta contra acriminalização dos movimentos sociais e a defesa incondicional dos seuslutadores. Hoje temos na USP 73 presos politicos do Alckimin, governo doEstado (PSDB). 73 jovens que estiveram na linha de frente na luta pelopasse-livre no inicio desse ano e que estão diariamente combatendo desde dentroda USP pelo fim do vestibular para que toda a juventude possa cursar o ensinosuperior público e gratuito! 

-Passe Livre JÁ para todos os estudantes e Desempregados!

-Estatização das empresas privadas do transporte público, sob controle dostrabalhadores e usuários! Passe Livre para todos!

-Abaixo a repressão da PM de Alckmin e Sidney Rocha aos estudantes,trabalhadores e toda  a população queluta por melhores condições de vida! Pelo fim dos inquéritos aos 73 presospoliticos da USP!

-Formar um comitê aberto às entidades estudantis, sindicatos, movimentospopulares, associações de bairro e organizações de esquerda, parademocraticamente levar a frente esta jornada e derrubar o  aumento!


“Cadê o busão, ‘tá’ muito caro, se tudo aumenta então aumenta o meusalário”

“Trabalho, estudo, dou duro o dia inteiro, o prefeito anda de carro eainda rouba o meu dinheiro”

“E fora Sidney daqui, junto da Dilma privatista, garantem com a São José,a precarização da vida”

“Sidney Rocha, seu picareta, se não estatiza a gente pula a roleta”

“Chega de aumento pra deputado, e para o povo só onibus lotado”

“Do passe-livre não abro mão, ele garante o meu ganha-pão”

“Passagem não é esmola, a filha do prefeito vai de carro pra escola”

“Onibus lotado, falta de moradia, eu pago a passagem e quem lucra é aburguesia”

“Ãão, estatizar o busão, estatizar o busão, estatizar o busã-ãão”



0 comentários:

Postar um comentário