sábado, 1 de outubro de 2011

Não esquecemos a ditadura: assassinatos e tortura!!!

Desde a vitória das eleições de Dilma ao fim de 2010, temos ouvido inúmeras promessas em relação aos crimes cometidos pelo Estado durante a Ditadura Militar, e principalmente, sobre a abertura dos arquivos desse período, onde constam informações essenciais sobre os presos políticos assassinados, torturados ou desaparecidos no Brasil. Foi aprovado recentemente o Projeto de Lei 7376/10 que institui a “Comissão da Verdade”. A versão do governo já era aguada ao impedir que nesta comissão fossem abertos inquéritos que levassem a punição de assassinos e torturadores e eis que o governo para aprová-la sem oposição de ninguém da direita e do exército a fez ainda mais aguada. Em negociações com o DEM (em grande parte os continuadores do partido apoiador da ditadura, a ARENA) o governo vetou que nesta comissão estejam pessoas “envolvidas” com a questão, ou seja os militantes da esquerda que lutaram contra a ditadura.

O ministro da Defesa, Celso Amorim diz que chegou a hora de “virar a página do país”. Querem fazer isto cerceando o direito à verdade e sobretudo impedindo punições. Esta comissão tal como está é um ultraje diante da memória de todos os lutadores que tombaram nas mãos ensanguentadas do Estado, seus comandantes militares e colaboradores civis (Rede Globo, grupo Ultra, vários outros). 

Não podemos ter ilusão nos partidos que compactuaram com quem está sujo de sangue, como o PT e PCdoB, que escolheram estar ao lado dos militares assassinos! Não será possível derrotar as principais forças da direita e escancarar e punir os responsáveis por esses crimes se não depositarmos todas as nossas forças na mobilização da classe trabalhadora, a maior vítima do Regime Militar. É nesse sentido que chamamos as organizações de esquerda como a ANEL, a oposição da UNE, os sindicatos dirigidos pela CSP Conlutas assim como os parlamentares do PSOL como Marcelo Freixo, que possui grande referência junto às organizações de Direitos Humanos, a lutar por um verdadeiro Comitê da Verdade, Memória e Justiça independente e autônomo e pela Punição aos torturadores e assassinos da Ditadura Militar.

0 comentários:

Postar um comentário